Sobre nós

AGRUPAMENTO Nº13 SÃO PEDRO APÓSTOLO
O Agrupamento nº13 São Pedro Apóstolo, foi fundado aos 25 de Julho de 1993, em Luanda (Angola) na Paróquia de São Pedro Apóstolo no Centro do Espírito Santo, Pela Irmã Maria Irene da Costa Morgado.
Pertencemos ao Núcleo Nº 6
Dia de Formação
Sábados: das 16h:30 as 18
Todos os 1º Domingos de cada Mês:
As 9h:30m Temos parada geral

_____________________________________________________________________ 

Vida e obra da Fundadora do Agrupamento

Muito se fez e pouco ficou documentado para os anais da história sobre a vida de Irmã Maria Irene da Costa Morgado.
Maria Irene da costa Morgado era de nacionalidade portuguesa. Era natural de Viseu-alhais-nasceu aos 27 de Dezembro de 1931.
Pertencia a uma família honesta de pais extremamente cristãos e religiosos.
Eram 5 os filhos da aquele casal dos quais ela Maria Irene era gémea de sua irmã Maria da Glória da Costa Morgado.
Pelo seu testemunho de vida em acção deixou bem marcante para todos que a conheceram e cruzaram o seu caminho, virtudes e qualidades que os cativavam. 
Desde a sua infância muitas vezes relembrada e contada por ela própria, podia notar-se que desde criança, era muito alegre e impulsiva, decidida nas suas acções liderava a todos, com o seu espírito de humildade, simplicidade, sábia muito bem o que queria ser e fazer para determinar uma vida livre e feliz.
Possuía um dom especial para cativar as pessoas desde as crianças, os jovens até os mais idosos, com o seu jeitinho alegre, expansivo, acolhedor, carinhoso.
Muitos jovens, decidiu optar pela consagração a Deus na vida religiosa juntamente com a sua irmã gémea, e escolheram a Consagração Jesus Maria José, pois admiravam a vida da fundadora desta consagração a “Beata Rita Amada de Jesus”, que também como ela era portuguesa, cujo carisma fundacional que é o “Zelo Apostólico ”, em forma de conversão e a espiritualidade da Sagrada Família de Nazaré: Jesus Maria José ia de encontro com o seu desejo de realização do ideal pela vida a for.
Conseguindo consagrar-se nesta família religiosa que é a congregação Jesus Maria José com o nome de Irmã Maria Irene da Costa Morgado, propôs trabalhar com intensidade pela causa de Cristo, disponibilizando a partir para as Missões em Angola, a fim de cumprir o mandato de Jesus Cristo que diz aos Apóstolos “Ide por todo mundo, pregai a boa nova a todos os povos!...
Pela evangelização, Irmã Maria Irene atingiu os vários sectores da Pastoral:
·         Catequese;
·         Liturgia;
·         Movimento Apostólicos (» Apostolado da Oração.» Cruzada eucarística);
·         Infância Missionária;
·         A Família – com suas visitas periódicas, levando o oratório;
·         A Pastoral dos Enfermos – exercendo o cargo de ministro da Eucaristia – Escuteira;
·         A Irmã Irene para alem de ter vida activa, deixava-se transparecer o outro lado da vida contemplativa – Era mulher de oração profunda, se entregava muitas vezes para estar na adoração e contemplação do senhor sacramentado. Foi a fundadora do Escutismo no Centro do Espírito Santo nos Anos de 1993. De coração e alma pode-se dizer que ela abraçou o grupo do Escuteiros, porque sabia que por ele seria fácil conduzir as crianças, a Juventude, até mesmo os Adultos a “Servir a Deus e a pátria”, como bons cristão e bons cidadãos para o desenvolvimento de um futuro melhor.
Ela fazia questão de ser pronta, recta em assumir com perfeição o regimento do escutismo.
Era imensa a sua alegria quando conseguia cativar as pessoas a serem escuteiros.
Irmã Maria Irene, Viveu, incansavelmente seus 26 anos de labor pela causa do reino de Deus e da pátria angolana.
Faleceu em Portugal – Ovar aos 03 de Agosto de 1996, deixando-se ecoar pela vida além o grito alerta!... Sempre Alerta para Deus.
Depoimento feito pela Ir.ª Cidália
 .http://agrupamento13spa.blogspot.com/

Sem comentários:

Enviar um comentário